IQC lança série de lives “Diário da Peste” sobre pandemia de COVID-19

Programa semanal às sextas no YouTube vai explicar e esclarecer público sobre a ciência na luta contra o novo coronavírus

O rápido avanço da pandemia de COVID-19 pelo mundo trouxe uma avalanche de notícias sobre a doença. E com ela veio uma enxurrada de informações equivocadas, exageradas ou mesmo falsas sobre o novo coronavírus, sua prevenção e potenciais tratamentos. Diante disso, o Instituto Questão de Ciência (IQC) lança nesta sexta-feira a série de lives “Diário da Peste” em seu canal no YouTube.

O programa semanal com Natalia Pasternak, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e presidente do Instituto Questão de Ciência, e Maurício Nogueira, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e professor da Faculdade Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) – e a participação de eventuais convidados -, vai trazer um resumo das principais descobertas e fatos sobre a COVID-19, procurando explicar e esclarecer o público sobre a real ciência por trás da luta contra a doença.

O “Diário da Peste” é a primeira série de lives periódicos e exclusivos que o IQC transmite em seu canal no YouTube, e deverá ir ao ar enquanto durar a atual pandemia. O novo programa vai se juntar a outra iniciativa similar com a participação do instituto, a série de quatro lives “Fatos e Dúvidas: a ciência e o coronavírus”.

Parceria do IQC com a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), esta outra série também tem como um de seus principais objetivos desmascarar as notícias falsas em torno do novo coronavírus.

Com transmissão às quintas-feiras e periodicidade prevista quinzenal, “Fatos e Dúvidas: a ciência e o coronavírus” estreou em 9 de abril também no canal do instituto no YouTube, onde permanecerá disponível, assim como todos futuros episódios do “Diário da Peste”.

Leia mais

20/04/2020 | Notícias

IQC lança série de lives “Diário da Peste” sobre pandemia de COVID-19

20/04/2020 | Notícias

Alertas do IQC a tratamentos não comprovados para a COVID-19 ganham destaque na mídia

20/04/2020 | Notícias

“Seminário Internacional do Instituto Questão de Ciência 10²³” celebrou o primeiro ano do IQC

02/05/2020 | Notícias

IQC em ação