Notícias

Acompanhe nossas últimas notícias

Home • Conteúdos • Notícias

Participe do "Seminário Internacional do Instituto Questão de Ciência 10²³"

Participe do "Seminário Internacional do Instituto Questão de Ciência 10²³"

O Instituto Questão de Ciência (IQC) promove o “Seminário Internacional 10²³” que será realizado no dia 23 de novembro, às 10h23, no Rooftop 5, sala BallRoom 2, Rua Coropé, 88 - Pinheiros, São Paulo.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2B7kT5l


O evento celebra o aniversário de um ano do Instituto e lança a campanha 10²³, uma iniciativa que pretende sensibilizar a opinião pública sobre a ineficácia da homeopatia. O termo 10²³ é uma referência ao número de Avogadro, que representa o grau de diluição a partir do qual não se encontra mais nenhuma molécula do princípio ativo no produto final. Homeopatia trabalha com diluições muito maiores.


O Instituto Questão de Ciência é uma associação suprapartidária sem fins lucrativos que busca trazer a ciência para os debates em torno da formulação de políticas públicas com o objetivo de demonstrar que as evidências científicas asseguram o desenvolvimento de um país.


"Os recursos para a saúde pública são limitados, e por isso seu uso deve ser baseado na melhor evidência científica disponível: sem esse critério, a verba do SUS se torna butim de pressões corporativas e populismo puro e simples”, afirma a Presidente do IQC Natalia Pasternak.


A programação contará com a presença dos palestrantes internacionais Michael Marshall, Diretor de Projetos da Good Thinking Society (UK), e Loretta Marron, CEO e cofundadora da Friends of Science in Medicine (Austrália), que participaram ativamente do processo de discussão e exclusão do uso de homeopatia no sistema de saúde dos seus países.


A abertura será realizada pela Presidente do IQC, Natalia Pasternak, que irá apresentar os principais projetos desenvolvidos no primeiro ano do Instituto, ações futuras e lançará o dossiê com evidências científicas contra a eficácia da homeopatia.


“Embora a maior parte das 29 práticas integrativas existentes hoje no SUS seja injustificável por qualquer critério científico, escolhemos a homeopatia para essa campanha porque a prática vincula uma popularidade histórica que é fruto, fundamentalmente, de desinformação, a interesses políticos e corporativos. A campanha 10²³ vem justamente para sanar a falta de informação que faz com que parte significativa da população ainda leve a homeopatia a sério, e ressaltar a importância de uma medicina baseada em evidências científicas", destaca Pasternak.


Clique aqui e confira a programação completa.