Instituto Questão de Ciência

EnglishPortuguês

Eventos

Instituto Questão de Ciência, promovendo a educação científica

EVENTOS

  • Próximos Eventos
  • Eventos Anteriores
28
Novembro
2019
Palestra
POR QUE ACREDITAR NA CIÊNCIA
  • Casa do Saber / Online
POR QUE ACREDITAR NA CIÊNCIA

Palestra
 Casa do Saber / Online
 20:00 até 22:00
28 novembro de 2019

Atenção: este curso é ministrado presencialmente na Casa do Saber (Rua Dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). Caso queira acompanhar via internet, consulte a área “Ao Vivo/ On-line” do site da Casa do Saber. A matrícula na turma presencial não possibilita o acesso à versão on-line do curso e vice-versa.

Dizer “tenho fé na ciência” é uma afirmação sem sentido. A Royal Society, academia de ciência mais antiga do mundo (fundada em 1660 na Inglaterra) tem como lema Nullius in verba – “nas palavras de ninguém”. Isso significa uma determinação da ciência em resistir à dominação de autoridade e da opinião, aceitando apenas afirmações baseadas em fatos e experimentos.

Nesse sentido, a ciência busca mapear a realidade: aquilo que existe independentemente de nossas crenças e vontades. Dizer “entendo a ciência envolvida nesta questão” muda o foco do debate: ou se compreende as leis da termodinâmica, ou os fatores envolvidos no aquecimento global, ou por que é impossível que a Terra seja plana; ou não, e a discussão retorna ao campo da mera opinião.

O encontro parte desta ideia de traçar os passos para o entendimento da ciência por trás de questões muito debatidas atualmente, mas pouco compreendidas de fato. Em parceria com o Instituto Questão de Ciência, o evento levanta questões sobre como a ciência funciona, de que forma, por meio dela, é possível identificar modelos em que a natureza e seus organismos (inter)agem, e de que maneira se pode afirmar questões como o aquecimento global, a segurança de vacinas, qual o problema de terapias alternativas, entre outras.

Não é uma questão de acreditar, mas de compreender o real funcionamento do mundo, não como cada um, em sua crença particular, imagina que deva ser.

Palestrante: Carlos Orsi

Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e escritor, é autor das obras de divulgação científica “Livro dos Milagres”, “Pura Picaretagem” e “Livro da Astrologia”, além de diversos livros de ficção científica, terror e mistério. Contos e artigos seus foram publicados em veículos como Ellery Queen’s Mystery Magazine, The Baker Street Journal e o site da James Randi Educational Foundation. Também já assinou artigos para a Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e Zero Hora. Integrante da equipe que implantou, na década de 90, a produção de conteúdo exclusivo para internet no Grupo Estado, criou, em 1997, a seção online de divulgação científica “Ano 2000”, uma iniciativa pioneira no Brasil. Atuou como editor de Ciência, Educação e Meio Ambiente do Portal Estadão. Foi repórter especial e colunista do Jornal da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, onde manteve a coluna “Telescópio”, sobre ciência internacional. Foi repórter especial e colunista da Revista Galileu, onde manteve a coluna “Olhar Cético”, tratando de pseudociências e da análise de temas polêmicos, como porte de armas, sob uma ótica científica.

25
Novembro
2019
Evento
“COMO OS MUSEUS DE CIÊNCIA PODEM CONTRIBUIR PARA A LUTA CONTRA A PSEUDOCIÊNCIA E A DESINFORMAÇÃO”
  • Teatro Eva Herz - Livraria Cultura
“COMO OS MUSEUS DE CIÊNCIA PODEM CONTRIBUIR PARA A LUTA CONTRA A PSEUDOCIÊNCIA E A DESINFORMAÇÃO”