Anuário VacinaBR alcança mais de 42 milhões de pessoas e ganha destaque nacional na imprensa

anuário vacinabr 2025

Lançado pelo Instituto Questão de Ciência em junho de 2025, o Anuário VacinaBR rapidamente se consolidou como uma referência indispensável para entender o cenário da vacinação infantil no Brasil. Reunindo uma série histórica inédita sobre as coberturas vacinais de 2000 a 2023, o relatório ganhou ampla repercussão na imprensa brasileira, reforçando a importância da ciência e da transparência no debate público sobre imunização.

O impacto foi expressivo: a cobertura jornalística sobre o lançamento do anuário alcançou uma audiência estimada em 42,2 milhões de pessoas, com 535 matérias publicadas em veículos nacionais e regionais. O relatório foi pauta em jornais televisivos de grande audiência, como o Jornal Nacional e o SP1, da TV Globo, além do Jornal da Tarde (TV Cultura) e Repórter Brasil (TV Brasil), ampliando o alcance da discussão sobre vacinação para milhões de lares brasileiros.

Nas rádios, o Jornal da CBN destacou os principais achados do anuário, reforçando o papel do IQC na produção de dados confiáveis e acessíveis. A imprensa escrita também deu espaço de destaque ao relatório, com matérias em veículos de grande circulação como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo e jornais regionais por todo território nacional.

O Anuário VacinaBR, produzido pelo Instituto Questão de Ciência, com apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) e parceria com a Unicef,  foi citado pelo jornal O Globo como referência “para quem busca compreender o panorama vacinal brasileiro”. A matéria destacou o documento como base central para compreender tanto os avanços recentes quanto os persistentes desafios da cobertura vacinal no país — em especial as desigualdades entre estados e os bolsões de baixa imunização, que ainda representam risco para o ressurgimento de doenças já controladas, como o sarampo.

A repercussão expressiva demonstra a relevância do Anuário VacinaBR como instrumento técnico e de comunicação pública. Ao sistematizar dados, expor desigualdades regionais e apontar caminhos para a recuperação das metas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o relatório cumpre sua missão: contribuir para políticas públicas baseadas em evidências, fortalecer a cultura científica no país e levar informação correta na tentativa de  garantir o direito à saúde para as crianças brasileiras.

Acesse gratuitamente o Anuário VacinaBR 2025 aqui.

Leia mais

20/04/2020 | Notícias

IQC lança série de lives “Diário da Peste” sobre pandemia de COVID-19

20/04/2020 | Notícias

Alertas do IQC a tratamentos não comprovados para a COVID-19 ganham destaque na mídia

20/04/2020 | Notícias

“Seminário Internacional do Instituto Questão de Ciência 10²³” celebrou o primeiro ano do IQC

02/05/2020 | Notícias

IQC em ação