Instituto Questão de Ciência

EnglishPortuguês

diretoria

Conheça os membros da diretoria do IQC

Natalia Pasternak

PHD em microbiologia

Natalia Pasternak é formada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e tem PhD com pós-doutorado em Microbiologia, na área de Genética Molecular de Bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da mesma universidade (ICB-USP).

 

Em 2020, tornou-se a primeira pessoa brasileira a integrar o Comitê para Investigação Cética (CSI, na sigla em inglês), instituição criada nos Estados Unidos, em 1976, para investigar, apurar e esclarecer alegações que negam ou desafiam a ciência e que contou, dentre outros, com Carl Sagan, astrônomo e o mais renomado divulgador científico da história, entre seus fundadores. No mesmo ano, foi agraciada com o prêmio internacional de promoção do ceticismo “The Ockham Award” (Navalha de Ockham), promovido pela The Skeptic.  

 

Atua como pesquisadora associada do ICB-USP, no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas (LDV), como professora visitante no departamento de Ciência e Sociedade da Columbia University, nos Estados Unidos, e como professora convidada na Fundação Getulio Vargas, na escola de Administração Pública. 

 

É colunista do jornal O Globo, da revista The Skeptic (UK) e do site Medscape. Também atua como comentarista na Rádio CBN e no Jornal da Cultura. E publicou, com o jornalista Carlos Orsi, os livros Ciência no Cotidiano, pela editora Contexto, e Contra a Realidade, pela Papirus 7 Mares.

 

Em 2018, fundou o Instituto Questão de Ciência (www.iqc.org.br) com o objetivo de promover o pensamento crítico e racional, e políticas públicas baseadas em evidências científicas.

Lattes Curriculum: http://lattes.cnpq.br/2971054847583007