Natalia Pasternak e Carlos Orsi ganham Prêmio Jabuti

Presidente e diretor do IQC foram vencedores na categoria “Ciências” da premiação literária

Natalia Pasternak e Carlos Orsi ganham Prêmio Jabuti

Natalia Pasternak e Carlos Orsi, respectivamente presidente e diretor de comunicação do Instituto Questão de Ciência (IQC), foram os grandes vencedores do Prêmio Jabuti, uma das mais importantes premiações literárias do Brasil, na categoria “Não Ficção – Ciências”, cujos ganhadores foram anunciados nesta quinta-feira, 25 de novembro. Os dois dividem a autoria do livro “Ciência no cotidiano: Viva a razão, abaixo a ignorância!”, publicado pela Editora Contexto, em que mostram como conceitos, fatos e ideias da ciência estão presentes no dia a dia de todos nós, desde o que comemos a como nos locomovemos, cuidamos de nossa saúde e até nas decisões que tomamos.

“Estamos felizes e emocionados. O prêmio é um reconhecimento muito bem-vindo de um trabalho em que buscamos apresentar a ciência não como uma mera coleção de fatos interessantes, mas como uma ferramenta de que o brasileiro deve lançar mão ao tomar decisões importantes e interpretar o que a mídia, celebridades e autoridades dizem”, frisa Pasternak. “’Ciência no Cotidiano’ foi publicado logo no início da pandemia e escrito, portanto, antes de termos a dimensão real do negacionismo científico que viria a dominar as ações do governo federal. É provável que tenha se tornado mais importante exatamente por causa desse negacionismo”.

Orsi também destacou a importância de levar este tipo de abordagem e pensamento para a população no cenário atual.

“O livro nasceu como parte de uma coleção da Editora Contexto que busca oferecer ao leitor textos simples e introdutórios sobre temas complexos que afetam o dia a dia, e a ciência é um assunto inescapável na realidade atual”, lembrou. “O reconhecimento de nosso esforço pelos jurados do Prêmio Jabuti é muito gratificante e para mim, como autor que publica livros de 1996, representa um momento especial”.

“Ciência no cotidiano” não é a única colaboração em livro de Pasternak e Orsi. Este ano, os dirigentes do IQC também publicaram em conjunto “Contra a realidade”, pela editora Papirus 7 Mares, em que abordam especificamente o problema do negacionismo e das fake news, e a dupla já trabalha em outro título a ser lançado em 2022.

Leia mais

20/04/2020 | Notícias

IQC lança série de lives “Diário da Peste” sobre pandemia de COVID-19

20/04/2020 | Notícias

Alertas do IQC a tratamentos não comprovados para a COVID-19 ganham destaque na mídia

20/04/2020 | Notícias

“Seminário Internacional do Instituto Questão de Ciência 10²³” celebrou o primeiro ano do IQC

02/05/2020 | Notícias

IQC em ação