IQC e SBP unem-se à Turma da Mônica
contra negacionismo da vacina

Instituto Questão de Ciência, Sociedade Brasileira de Pediatria e Instituto Cultural Mauricio de Sousa lançam em novembro revistinha que auxiliará crianças, responsáveis e pediatras no combate à hesitação vacinal

O combate às fake news da hesitação vacinal acaba de ganhar um aliado de peso: os personagens da Turma da Mônica. Por meio de uma parceria entre o Instituto Questão de Ciência (IQC) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Instituto Cultural Mauricio de Sousa roteirizou e produziu a revista em quadrinhos “Fake News da Vacinação”.

Disponível aqui para download, a publicação explica, ao longo de 20 páginas, a origem das fake news das vacinas, como elas se espalham e as suas graves consequências, como o risco de reaparecimento de doenças extintas no Brasil, a exemplo do sarampo e da poliomielite. Tudo de uma maneira lúdica, que inclui passatempos e um roteiro que insere o tema da hesitação vacinal numa interação entre os personagens Cebolinha, Fernando e Luca e seus familiares, dando destaque ao papel do pediatra no esclarecimento do funcionamento das vacinas e da sua importância para prevenir doenças.

Para o doutor em microbiologia e diretor de Educação do IQC, Luiz Almeida, as crianças podem ser aliadas importantes no combate às fake news. “A desinformação não é uma mentira ‘inocente’, mas pode ser combatida por diferentes iniciativas e linguagens baseadas na ciência, a exemplo dessa revistinha, que alerta para as consequências terríveis das fake news”, diz.

Presidente do IQC, a dra. Natalia Pasternak ressalta que a parceria com o Instituto Mauricio de Sousa contribui para, de maneira descomplicada e acessível, levar as mensagens da ciência para toda a sociedade. “Esperamos, com essa e outras iniciativas que temos conduzido ao lado de importantes parceiros como a SBP, contribuir para que a ciência esteja sempre bem representada no debate público”, resume.

SAÚDE PÚBLICA – Conforme salienta o presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, em tempos de mitos espalhados pela internet, é essencial proteger as famílias brasileiras ampliando o acesso ao conhecimento científico, por meio de fontes seguras. Já o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, ressalta que manter a vacinação em dia é um dever de todo cidadão com a saúde pública do País.

A reprodução e compartilhamento desta revistinha é permitida somente para finalidades não-comerciais, e com a devida atribuição de créditos. Não é permitido fazer modificações no material.

Leia mais

20/04/2020 | Notícias

IQC lança série de lives “Diário da Peste” sobre pandemia de COVID-19

20/04/2020 | Notícias

Alertas do IQC a tratamentos não comprovados para a COVID-19 ganham destaque na mídia

20/04/2020 | Notícias

“Seminário Internacional do Instituto Questão de Ciência 10²³” celebrou o primeiro ano do IQC

02/05/2020 | Notícias

IQC em ação