IQC promove primeiro curso informativo para jornalistas

O Instituto Questão de Ciência (IQC) realiza nesta quarta-feira, 16 de setembro, seu primeiro curso voltado para jornalistas que trabalham com ou interessados em assuntos ligados a ciência e saúde, tendo foco o desenvolvimento de vacinas contra a COVID-19. A ação, em parceria com a Agência Bori, vai servir de piloto para futuras iniciativas com o objetivo de ajudar os profissionais de imprensa em suas coberturas destes campos.

“Faz parte da missão do IQC ajudar na formação de jornalistas para a cobertura das áreas de ciência e saúde para que assim eles possam melhor informar o publico”, diz Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência. “A pandemia de COVID-19 deixou mais evidente a importância do trabalho destes profissionais de imprensa e a necessidade de conhecimento para que tenham uma visão crítica e esclarecida das declarações de governantes, gestores e cientistas”.

Em formato de reunião fechada pela internet marcada para entre 11h e 12h desta quarta-feira, o tira-dúvidas sobre vacinas para jornalistas terá a participação do Dr. Luís Carlos de Souza Ferreira, responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP), atual diretor do ICB-USP e coordenador da Plataforma Científica Pasteur-USP; da Dra. Denise Garrett, médica epidemiologista que trabalhou por 20 anos no Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), onde participou do trabalho de resposta ao surto de SARS entre 2008 e 2009, e hoje é vice-presidente do Instituto Sabin, nos EUA; e da presidente do IQC, Natalia Pasternak Taschner, PhD em microbiologia pelo ICB-USP e pesquisadora convidada do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Departamento de Microbiologia do ICB-USP. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas aqui.

“O evento desta quarta na verdade é mais um piloto, para tirar dúvidas dos jornalistas mesmo”, conta Natalia. “Mas a ideia é de no final de outubro promover um curso mais elaborado e detalhado, cobrindo aspectos como o funcionamento do sistema imune, princípios básicos do desenvolvimento de vacinas, produção e logística de transporte e armazenamento de imunizantes, o problema dos movimentos antivacinação e outras questões relacionadas”.

curso para jornalistas

Leia mais

20/04/2020 | Notícias

IQC lança série de lives “Diário da Peste” sobre pandemia de COVID-19

20/04/2020 | Notícias

Alertas do IQC a tratamentos não comprovados para a COVID-19 ganham destaque na mídia

20/04/2020 | Notícias

“Seminário Internacional do Instituto Questão de Ciência 10²³” celebrou o primeiro ano do IQC

02/05/2020 | Notícias

IQC em ação