IQC realiza dia de conscientização sobre COVID-19 neste sábado

Ideia é servir de contraponto científico a iniciativa de desinformação do governo marcada para mesma data

O Instituto Questão de Ciência (IQC) realiza neste sábado, 3 de outubro, um dia de conscientização sobre a pandemia do novo coronavírus, que desde o início do ano já deixou mais de 1 milhão de mortos em todo mundo. Intitulado “Dia C de Conscientização da COVID-19”, o evento tem como objetivo levar informação de qualidade e em linguagem simples à população, servindo de contraponto científico à iniciativa do governo federal de realizar um “Dia D” sobre a doença na mesma data, no qual o Ministério da Saúde planeja disseminar informações falsas e promover tratamentos não comprovados, como o uso precoce ou profilático do medicamento antimalárico cloroquina.  

Com a participação de Natalia Pasternak, presidente do IQC, e especialistas convidados, o “Dia C de Conscientização da COVID-19” vai abordar diversos aspectos da pandemia, da prevenção da infecção à evolução dos casos, bem como o papel das autoridades no seu enfrentamento. Entre os temas previstos estão orientações para o uso correto de máscaras, instruções de como proceder para fazer o autoisolamento em caso de infecção, explicações sobre os cuidados a serem tomados e as possíveis sequelas do vírus e a ameaça de uma “segunda onda” da doença no Brasil e no mundo.

“Nosso foco é fazer o que, infelizmente, o governo federal mostrou-se, na melhor das hipóteses, incapaz de realizar”, diz Natalia. “Será um programa de utilidade pública fortemente voltado à prestação de serviço à sociedade brasileira, que se encontra perdida com relação a como lidar com a doença e em quem confiar em meio à maior grave crise sanitária global dos últimos cem anos”.  

Com curadoria do IQC e um time de primeira linha de cientistas, médicos e comunicadores científicos, o evento terá o formato de lives a serem transmitidas no canal no YouTube e nas páginas das redes sociais do instituto a partir das 14h30 deste sábado. A mesa de encerramento, prevista para as 17h, terá a participação dos ex-ministros da Saúde José Gomes Temporão, Arthur Chioro, Alexandre Padilha, Humberto Costa, José Saraiva Felipe e Agenor Alves, e é aguardada a confirmação de Luiz Henrique Mandetta. 

Leia mais

20/04/2020 | Notícias

IQC lança série de lives “Diário da Peste” sobre pandemia de COVID-19

20/04/2020 | Notícias

Alertas do IQC a tratamentos não comprovados para a COVID-19 ganham destaque na mídia

20/04/2020 | Notícias

“Seminário Internacional do Instituto Questão de Ciência 10²³” celebrou o primeiro ano do IQC

02/05/2020 | Notícias

IQC em ação