Natalia Pasternak reforça time de comentaristas da Rádio CBN
Quadro “A Hora da Ciência” irá ao ar no Jornal da CBN e Ponto Final CBN, às terças e quintas-feiras
Quadro “A Hora da Ciência” irá ao ar no Jornal da CBN e Ponto Final CBN, às terças e quintas-feiras
A microbiologista e diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), Natalia Pasternak, passa a integrar o time de comentaristas fixos da emissora com o quadro “A Hora da Ciência”, que tratará de fatos relacionados à pandemia do novo coronavírus, apresentará novidades científicas e combaterá desinformação relacionada à área, convidando o ouvinte a estimular o pensamento crítico e racional.
A atração irá ao ar duas vezes por semana, sempre às terças-feiras, às 7h05 da manhã, no Jornal da CBN, comandado por Mílton Jung e Cássia Godoy, e às quintas-feiras, no Ponto Final CBN, com Rodrigo Bocardi e Carolina Morand, depois da edição do Repórter CBN das 18h30.
“Um dos efeitos colaterais da pandemia foi o crescente interesse das pessoas pela ciência”, diz Pasternak. “A ideia do quadro é, justamente, fomentar essa curiosidade e combater o negacionismo com informações úteis para qualquer cidadão. Só a ciência pode barrar o obscurantismo”.
A microbiologista colabora desde abril de 2020 com o jornal O Globo, no qual assina, aos sábados, coluna que leva o mesmo nome do novo quadro da CBN. Também colabora mensalmente com a revista britânica The Skeptic, a primeira publicação do Reino Unido a oferecer análise cética sobre a pseudociência, teorias da conspiração e fenômenos paranormais. É coautora do livro Ciência no Cotidiano, da editora Contexto, e publisher da Revista Questão de Ciência, na qual também publica artigos. Foi, ainda, colunista da Revista Saúde, da Editora Abril.
Pasternak é formada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e tem PhD com pós-doutorado em Microbiologia, na área de Genética Molecular de Bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da mesma universidade (ICB-USP).
Em 2020, tornou-se a primeira pessoa brasileira a integrar o Comitê para Investigação Cética (CSI, na sigla em inglês), instituição criada nos Estados Unidos, em 1976, para investigar, apurar e esclarecer alegações que negam ou desafiam a ciência e que contou, dentre outros, com Carl Sagan, astrônomo e o mais renomado divulgador científico da história, dentre seus fundadores. No mesmo ano, foi agraciada com o prêmio internacional de promoção do ceticismo “The Ockham Award” (Navalha de Ockham), promovido pela The Skeptic.
Atua como pesquisadora associada do ICB-USP, no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas (LDV), e como professora convidada na Fundação Getúlio Vargas, na Escola de Administração Pública. Em 2021, Pasternak estreará como professora visitante no departamento de Ciência e Sociedade da Columbia University, nos Estados Unidos.
Em 2018, fundou o Instituto Questão de Ciência com o objetivo de promover o pensamento crítico e racional e políticas públicas baseadas em evidências científicas.
20/04/2020 | Notícias
20/04/2020 | Notícias
20/04/2020 | Notícias
02/05/2020 | Notícias