Instituto Questão de Ciência

EnglishPortuguês

Observatório de Políticas Científicas do IQC já tem primeiro projeto

Notícias

Acompanhe nossas últimas notícias

Observatório de Políticas Científicas do IQC já tem primeiro projeto

Iniciativa recém-lançada acerta parceria com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para capacitação de gestores

O recém-lançado Observatório de Políticas Científicas do Instituto Questão de Ciência (IQC) já tem seu primeiro projeto, e com alcance nacional. Em evento virtual ainda na manhã desta quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022 – data da estreia da iniciativa, fruto de uma parceria com o Instituto Serrapilheira -, a presidente do IQC, Natalia Pasternak, e o diretor executivo do instituto, Paulo Almeida, apresentaram e tiveram aceita proposta de parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para capacitação de gestores públicos e suas equipes no uso de evidências científicas em políticas sociais e de saúde.

“Um dos principais braços do Observatório de Políticas Científicas é o de treinamento, que visa capacitar gestores e técnicos da esfera pública no uso de evidências científicas em processos de tomada de decisão e no desenho e avaliação de políticas públicas”, explica Almeida, responsável pela coordenação do observatório. “Face ao que vimos nos últimos anos em relação ao enfrentamento da crise sanitária e do nosso foco em políticas de saúde, não conseguimos pensar em um parceiro melhor que o Conass para nos auxiliar a criar um curso instrumental que seja útil às secretarias de saúde dos estados brasileiros. Esperamos que este seja apenas o primeiro desdobramento de uma parceria duradoura”.

Presidente do Conass e secretário de Saúde do Marahão, Carlos Eduardo de Oliveira Lula também destacou a importância da parceria não só no contexto da atual pandemia de COVID-19 mas também para o futuro das políticas de gestão em saúde no país.

“Vocês tiveram papel fundamental na discussão com a sociedade sobre a pandemia e, com certeza, esse é um projeto que poderemos realizar em conjunto, não só agora na pandemia, mas a longo prazo”, afirmou durante o evento virtual.

O Observatório de Políticas Científicas do IQC e o Conass acertaram a criação de um grupo de trabalho conjunto para desenvolvimento do curso de capacitação, que terá como objetivo permitir aos gestores em saúde entender como se dá um processo decisório a partir do uso de evidências científicas, como estas evidências são geradas e como interpretá-las, identificar políticas que fogem a estes princípios e os prejuízos que elas trazem para a sociedade, além de como melhor comunicar tudo isso para o público em geral. A ideia é poder oferecer a capacitação já para os gestores estaduais de saúde e equipes que assumirão seus cargos em 2023, após as eleições previstas para o fim deste ano.