O Observatório de Políticas Científicas do Instituto Questão de Ciência (IQC), criado e operado com apoio do Instituto Serrapilheira, é um plataforma online sem fins lucrativos com três objetivos principais:

1. Exibir e disponibilizar para download dados públicos sobre ciência, tecnologia, saúde pública e ensino superior. Nossa equipe faz buscas nas bases dos governos federais e estaduais – e usa pedidos de Lei de Acesso à Informação – para obter datasets sobre execução orçamentária de órgãos públicos, concessão de bolsas, produtividade acadêmica, patentes e propriedade intelectual e recursos humanos em ciência e tecnologia, dentre outros assuntos. Depois, traduzimos esses datasets em planilhas com formatos de arquivo acessíveis para facilitar o trabalho de jornalistas, pesquisadores e gestores públicos.

2. Acompanhar o andamento de projetos de lei e outros trâmites em Brasília que impactem as áreas de ciência, tecnologia, saúde pública e ensino superior. Com auxílio da plataforma de acompanhamento legislativo Sigalei, nós vasculhamos diariamente o Diário Oficial, as atas do Congresso Nacional e outros documentos relevantes – e usamos esses dados brutos para gerar relatórios semanais em linguagem jornalística clara, que atualizam jornalistas de ciência e saúde, pesquisadores e gestores públicos com o essencial sobre a atuação dos parlamentares.

3. Produzir textos explicativos e investigativos sobre ciência e tecnologia, saúde pública e ensino superior no Brasil, que se aprofundem na história e nos problemas das políticas públicas nessas áreas. Temos artigos jornalísticos de comprimento menor, relatórios aprofundados e verbetes enciclopédicos sobre órgãos e conceitos-chave para compreensão do cenário de C&T no Brasil – bem como um Glossário que ajuda na leitura dos dados. 

Fazemos parcerias com projetos de divulgação científica e também atuamos na área de capacitação, montando cursos para diferentes profissionais que possam se beneficiar do uso de evidências científicas na tomada de decisões.  

O objetivo do Observatório é fornecer os insumos para que jornalistas, pesquisadores e gestores públicos naveguem com facilidade pelo jargão e a burocracia das políticas de C&T, educação superior e saúde pública no país  – em linha com a missão maior do IQC, que é defender políticas públicas baseadas em evidências científicas.