Serviços

O Instituto Questão de Ciência (IQC) oferece curadoria de conteúdo e busca especialistas para palestras voltadas a temas como comunicação e divulgação científicas, uso de evidências em tomada de decisão, letramento científico e quaisquer outras áreas que exijam conhecimento técnico e acadêmico.  Oferecemos ainda treino de palco para palestrantes, apoio na elaboração de roteiro, produção de material de apoio e outros serviços relacionados.

Membros do IQC já organizaram eventos TEDx com centenas de milhares de visualizações online e participaram da coordenação federal do Pint of Science, versão local de um evento inglês que leva cientistas aos bares para conversar com o público.

Temos uma ampla rede de especialistas em universidades e organizações nacionais e internacionais, e os próprios membros do IQC possuem vasta experiência como palestrantes. 

Oferecemos a elaboração de diferentes formas de pareceres em temas relacionados à atividade-fim do IQC, com um foco especial na avaliação de políticas e normas à luz da melhor evidência científica disponível. Contamos com uma rede de especialistas e organizações de todas as áreas do conhecimento que podem ser acionados rapidamente, e temos experiência no atendimento de universidades, empresas e organizações do terceiro setor.

São exemplos de tipos de pareceres oferecidos:

1. Policy briefs: análise aprofundada de uma política pública ou proposta específica;

2. White papers: informe ou guia para apresentação de política pública, legislação, produto ou serviço;

3. Busca de especialistas;

4. Análise de contexto regulamentar;

5. Análises de tendência (em áreas como biotecnologia, vacinação, epidemiologia).

O IQC oferece serviços de consultoria por meio de seu Observatório de Políticas Científicas. Membros do IQC possuem experiência nacional e internacional em empresa Big Four de auditoria, e temos uma extensa rede de especialistas que podem ser acionados para demandas específicas. Alguns dos serviços oferecidos são:

Auditoria de processos em organizações de ciência e tecnologia (C&T)

Serviço de apoio a setores de auditoria, controladoria e compliance de instituições de C&T. Capacidade de verificar atendimento a normas vigentes, checar a adequação documental de atividades-meio e atividades-fim, analisar fluxos administrativos e financeiros e fornecer relatórios que possam auxiliar a organização a identificar pontos de melhoria e agir sobre eles.

Auditoria de sludge em organizações de C&T e governo

A auditoria de sludge é uma ferramenta recente, oriunda de estudos acadêmicos na área de Políticas Públicas Comportamentais. Ela visa mapear os processos organizacionais que oferecem atrito (sludge) que levam a ineficiência. É, na prática, uma análise técnica sobre o impacto da burocracia, que oferece insights sobre caminhos para melhorar as políticas.

Consultoria sobre melhores práticas acadêmicas e científicas

Oferecemos, a partir do recorte delineado, consultoria sobre melhores práticas acadêmicas em diversas áreas relacionadas ao dia a dia de organização de C&T no Brasil, em especial a universidades públicas. Fazemos um levantamento de experiências bem-sucedidas, nacionais e internacionais, e oferecemos caminhos para que as organizações se estruturem ou reestruturem em áreas como divulgação de resultados, definição de métricas, políticas de contratação, políticas de ensino online, políticas de captação de recursos, boas práticas em pesquisa, estruturas de controle, consultoria de comunicação e presença online.

Oferecemos apoio a universidades e organizações de C&T na criação, acompanhamento e revisão de suas políticas de comunicação institucional e presença online. São tipos de atividades oferecidas:

1. Indicação de melhores práticas para divulgação institucional;

2. Acompanhamento da exposição das marcas e da instituição na mídia tradicional e em redes sociais;

3. Mapeamento de uso irregular das marcas;

4. Melhores práticas de gerenciamento de crise;

5. Capacitação de staff;

6. Proposta de desenho de setor e alinhamento a organograma;

7. Consultoria em acompanhamento legislativo e advocacy.

Damos apoio a universidades e outras organizações de C&T na estruturação de setor e equipe ou contratação de serviço externo para acompanhamento legislativo e atividades de advocacy e relações governamentais.

Oferecemos capacitação em diversas áreas, como letramento científico, divulgação científica, jornalismo científico, método científico e processos de tomada de decisão em políticas públicas.

Oferecemos desde o treinamento de replicadores de conteúdo até o desenho completo de cursos, em formato presencial e/ou online, incluindo recrutamento dos instrutores, roteirização, produção de material de suporte e certificação.

Temos experiência na produção de cursos presenciais e online para graduação, pós-graduação e extensão ou especialização, tanto com parceiros universitários como com parceiros da indústria e terceiro setor. 

O Instituto Questão de Ciência habitualmente desenvolve projetos em conjunto com outras organizações e atores. São tipos de projeto nos quais participamos: pesquisa acadêmica; comunicação; co-desenvolvimento de curso, livro, banco de dados e outros; participação em advisory board; advocacy.

Para obter mais informações sobre qualquer desses serviços e agendar uma conversa, envie um email para observatorio@iqc.org.br.